- Monkey Stocks
- Posts
- A bomba relógio
A bomba relógio
A previdência social vai quebrar o país?
A palavra previdência tem seu significado na formação da própria palavra. “PRE” de prévio, antecipar; a “VIDÊNCIA”, o futuro, objetivos ainda ausentes ou inexistentes, ou seja, se preparar para o futuro.
O Estado Brasileiro tem hoje um sistema de previdência social dissonante da realidade. Ainda somos um país de população jovem com os gastos de previdência parecidos com os de países de população velha.

Esse é um tema bastante sensível, pois não é justo alterar direitos adquiridos no passado. Ao mesmo tempo, tenho calafrios olhando para o futuro.

Para construirmos uma crítica precisa e coesa, é necessário o aprofundamento dos dados, para entendermos onde estão e se existem distorções dentro do modelo de previdência nacional.
Sim, há um trabalho muito relevante no INSS que atende à população mais carente, realizando o pagamento de uma quantidade baixa por beneficiário, algo perto do salário-mínimo, e que minimamente tira parte da população da pobreza extrema.
As Jabuticabas
Existem diversos setores que possuem a sua regra própria para a previdência. Quais são eles? Parte dos funcionários públicos, militares, juízes, políticos, promotores públicos...
Essas classes não fazem parte do INSS Plebeu, eles possuem inclusive um sistema de previdência próprio, chamado de RPPS, Regime Próprio de Previdência Social.

Não sou um fã convicto da chamada austeridade. Tenho uma visão que é preciso investir para um retorno mais promissor no futuro. A grande questão é o entendimento do que é investimento e do que é gasto. A previdência é gasto.

Outros dados que agravam a questão previdenciária são:
Queda na Taxa de Fecundidade do Brasileiro

Em nosso sistema, as pessoas economicamente ativas pagam para os inativos. Com menos pessoas nascendo, menos pessoas estão pagando.
Mudança de Perfil da Pirâmide Populacional

O perfil de nossa pirâmide por faixa etária está mudando e, segundo estudos do Population Pyramid teremos um pico de população idosa no Brasil em 2050.
Aumento da Expectativa de Vida da População

Claro que é um ganho para a humanidade que as pessoas vivam mais, mas para a lógica do nosso sistema de previdência isso é um grande problema.
Sim, recentemente tivemos o recorde do número de contribuintes do INSS. Ao mesmo tempo, também tivemos o recorde de beneficiários. Ou seja, imagine um lar onde a renda e as despesas crescem, ficando a conta sempre negativa.
Mas e aí?
Olhando para o passado, o Estado sempre dá seus pulos, sempre de forma cruel, aumentando a carga tributária e imprimindo dinheiro.
A solução definitiva? Uma séria reforma da previdência, cortando todos os privilégios existentes hoje, e repensando os limites de idade para aposentadoria futura.
Certo, mas o que está ao meu controle?
Você não tem o poder de fazer a reforma da previdência e sanar os problemas do país, mas pode fazer uma reflexão sobre as decisões que está tomando nesse momento da sua vida. Essas decisões estão de alguma forma protegendo o seu eu do futuro, que chegará aos 80, 90 quiçá 100 anos.
Acredito que a essa altura você já entendeu que não dá pra contar com o Estado.
Até a próxima.
Marcelo Alemi, o MonkeyStocks.