- Monkey Stocks
- Posts
- Compare a si mesmo com quem você foi ontem
Compare a si mesmo com quem você foi ontem
não com quem outra pessoa é hoje.
Férias escolares de 1992. O grande lance do bairro era jogar taco na rua de cima. Era uma rua sem saída e ficava fácil de jogar sem ser atrapalhado pelos carros.
Eu e meus amigos passávamos horas jogando, e após algum tempo ficamos muito bons no jogo. Sempre que vinha alguém de fora do bairro, nós ganhávamos! Fácil. Não demorou muito para concluirmos: éramos os melhores jogadores de taco do Brasil, quiçá do mundo.
Hoje bastaria conectar-se à internet, acessar informações de milhões de pessoas no mundo, para descobrirmos que nossas habilidades eram apenas a média da maioria.
Parece um pouco desmotivador, e se consumirmos a quantidade cavalar de informações que temos acesso hoje, será!
No entanto, mesmo sabendo que sempre haverá alguém melhor do que você, não devemos nos tratar como irrelevantes. Nossa voz crítica interna pode ser um bom motivador, e um péssimo sabotador.
Meu conselho: reservar um tempo do dia para uma reflexão interna, todos os dias. É necessário estarmos despertos e conscientes dos nossos reais desejos a fim de articulá-los, priorizá-los e organizá-los.
Concentrar-se em pequenos desafios, buscando estar melhor à noite do que estávamos pela manhã, ignorando a complexidade do mundo.
A solução é enfrentar a si mesmo, buscando crescimento diário e consciente, com foco. É insano olhar e se comparar com tudo e com todos.
Compare a si mesmo com quem você foi ontem, não com quem outra pessoa é hoje.
Até a próxima.
Marcelo Alemi, o MonkeyStocks.