Deus Ex Machina

Você já assistiu algum filme de aventura, onde o protagonista está em uma situação praticamente impossível de sair com vida, e de repente, algo fora do normal acontece e muda toda a trajetória da história?

 Olha… de cabeça eu consigo me lembrar de passagens em Senhor dos Anéis, Harry Potter, Indiana Jones, Independence Day, Jurassic Park, Matrix... Esse tipo de saída, de solução, tem um nome: Deus Ex Machina.

O termo parece estranho, mas na verdade é bastante literal. Nas antigas peças de teatro gregas, muitas vezes os Deuses apareciam no palco pendurados em cordas, cordas essas que estavam sustentadas por um guindaste, ou seja, uma máquina. Traduzido, Deus Ex Machina em latim significa algo como Deus surgiu da máquina.

Eu gosto de trazer conceitos como esse para a vida real e encontrar como eles nos influenciam.

Hoje, todos sairemos de casa para votarmos nos prefeitos e vereadores de nossas cidades. Eu acredito que boa parte dos brasileiros vota com o conceito Deus Ex Machina em mente. Acreditando que um político teria a capacidade de aparecer em suas vidas e transformá-las do dia para a noite, como um golpe de sorte. Ou mesmo que não coloquem a esperança em um único político, esperam que a instituição governamental possa resolver os problemas de suas vidas.

Olhando para a realidade, sabemos que a vida não é bem assim.

Minha experiência me diz que a sorte é um fator importante em nossas vidas, mas que pode ser minimizado se não tivermos duas outras qualidades ao nosso lado: resiliência e disciplina.

Muito mais efetivo do que esperar um evento Deus Ex Machina em sua vida, e você se mostrar resiliência às dificuldades que enfrentará e disciplina para lutar pelos seus objetivos de forma consistente ao longo do tempo.

A criação de disciplina e resiliência não é simples. Pelo menos nunca foi para mim. Eu sempre tive a tendência a procrastinar, ficar acima do peso e deixar tudo para a última hora. 

E como eu consegui mudar esses comportamentos que eu não gostava em mim? Acredito que foram dois passos importantes. Eles parecem simples, mas deverás são complexos.

1. Entender a motivação dos seus comportamentos

Em 2008 eu fiz uma formação bem completa em Neurolinguística durante o ano todo. A Neurolinguística tem uma premissa que diz: “O cérebro aprende por velocidade e repetição.”, ou seja, quanto mais vezes fazemos algo, melhores ficaremos, para o bem e para o mal. 

Outra teoria interessante chamada “Comportamento regido por regras” defende que nosso cérebro cria pequenas regras, sejam essas regras moduladas por estímulos internos ou externos. Um estímulo externo fácil de entender: frear o carro quando você vê um farol vermelho.

Juntando esses dois conceitos, conseguimos entender que nosso cérebro com o tempo aprendeu hábitos, criou regras, sejam boas ou ruins, e está confortável com isso.

“Comportamentos que são executados, tendem a ser executados.”

Donald Hebb

Então o primeiro passo é entender qual regra foi criada, analisar se ela realmente faz sentido, e não fazendo, criar uma regra para substituí-la.

Um exemplo:

Hoje é sexta-feira, iria começar uma dieta hoje, mas como ainda tem o final de semana, melhor começar só na segunda-feira, faz mais sentido.

Nova regra:

Hoje é sexta-feira, independente do dia da semana, irei começar a minha dieta.

 

2. Monte uma agenda

Sim, esse conselho é muito banal, mas bem-feito ele tem um impacto poderoso. 

Eu nem me lembro quando comecei. Todas as semanas, aos domingos, eu faço uma lista de possíveis atividades que terei durante a semana e começo a organizar essas atividades nos dias da semana. 

Depois de meses de aprendizado, entendi o formato que funciona para mim. No meu caso, eu sou capaz de concluir cinco tarefas importantes por dia, além de seguir a minha rotina pessoal. Meu objetivo é sempre gabaritar o dia, mas já me dou como satisfeito quando completo 80% do dia.

As minhas atividades não podem ser muito longas, nem muito curtas, e não podem ser compromissos como reuniões. Dou te dar um exemplo:

Segunda-feira

· Sorteio Semana da Carteira do Macaco Zé

· Gravar vídeo sobre preço de vinhos

· Escrever 10 páginas do playbook de finanças

· Montar a lista de vinhos da semana da loja

· Comprar Bitcoin e atualizar desafio DCA

Atividades Pessoais

· Oração

· Academia

· Estudar (60min)

· Leitura (30min)

· Dieta

 

Ao final de cada semana, eu faço uma reflexão sobre como lidei com as atividades e busco entender se algo saiu do controle os motivos. A busca é por uma melhora constante de nós mesmo.

Caso um Deus Ex Machina apareça em sua vida, ótimo, mas não conte com isso. Continue seu caminho de resiliência e disciplina.

 

Até a próxima.

 Marcelo Alemi, o MonkeyStocks