- Monkey Stocks
- Posts
- Bitcoin nas alturas
Bitcoin nas alturas
Hora de vender ou hora de comprar?
No momento que escrevo esse e-mail o Bitcoin está valendo mais de USD90.000 ou, mais de R$540.000, acumulando uma alta de mais de 140% no ano. Tenho recebido muitas perguntas sobre o que fazer nesse momento. Quem está de fora quer saber se deve entrar. Quem está dentro, quer saber se deve sair.
A resposta: eu não sei. Cada um deve fazer as próprias contas, entender os riscos que está disposto a correr, e decidir por conta própria. Você se conhece melhor do que qualquer outra pessoa, então você é a melhor pessoa para tomar essa decisão por você mesmo.
Aqui, eu te passarei diversas informações para que você tome uma decisão. Mas antes, lembre-se de um dos vieses comportamentais mais importantes que conhecemos, idealizado pelo Daniel Kahneman, o WYSIATI (What You See Is All There Is).
O WYSIATI é um conceito que descreve a tendência das pessoas tomarem decisões com base apenas nas informações disponíveis, ignorando ou subestimando as informações que não estão cientes. Ou seja, após ler esse e-mail, continue pesquisando e estudando sobre o Bitcoin para aumentar o seu WYSIATI.
Caso você queira entender o que faz um bem se tornar dinheiro, leia esse texto aqui.
Por que o Bitcoin é visto como uma reserva de valor?
Podemos definir que uma reserva de valor é qualquer mercadoria ou ativo que, ao longo do tempo retém poder de compra no futuro. Outra característica importante da reserva de valor é que ele possa ser trocado no futuro. A reserva de valor pode ser uma boa proteção contra períodos de crises e choques econômicos. A mais famosa é o ouro, que recentemente bateu sua máxima histórica.
O Bitcoin é escasso. Existem apenas 21 milhões disponíveis, dos quais 19,7 milhões já foram minerados. Essa escassez faz do Bitcoin uma moeda deflacionária, assim como o ouro. Dessa forma, a tendência é que ele se valorize ao longo do tempo, uma vez que os governos continuarão a imprimir dinheiro.
Outras vantagens do Bitcoin como reserva de valor é sua descentralização e o fato de ser digital, deixando-o livre do controle dos governos, e de simples transporte. Entendo que a principal diferença hoje entre Bitcoin e Ouro é a prova do tempo, a criptomoeda tem apenas 15 anos de história, precisaremos assistir a história acontecer para saber o que acontecerá nas próximas décadas.
Vamos os dados atuais
Com a alta recente, o Bitcoin atingiu algumas marcas interessantes.
Ao ultrapassar o valor de USD90.000, o Bitcoin tornou-se o 7º ativo mais valioso do mundo, ultrapassando a Prata e a gigante do petróleo Saudi Aramco. Veja, não é pouca coisa. O Bitcoin sozinho vale praticamente o dobro da bolsa brasileira.

A Blackrock, maior gestora de investimentos global do mundo, lançou seu ETF de Bitcoin há menos de um ano. No início do mês de novembro, o ETF, chamado IBIT (iShares Bitcoin Trust) ultrapassou, em ativos líquidos o ETF de ouro, criado em 2005.

Uma marca importante, que nos mostra o tamanho e relevância do Bitcoin para o mercado.
Com relação ao preço e momento do Bitcoin, temos pontos positivos e pontos de atenção. O Índice do Medo e Ganância mostra uma euforia do mercado, o mercado está ganancioso, o que significa uma possível realização no curto prazo. Não tem como saber em qual patamar de preço essa realização irá acontecer, mas em algum momento acontecerá.

Olhando para o momento pós-halving, quando observamos o gráfico histórico de 2016 e 2020, parece que ainda há bastante espaço para uma alta da criptomoeda, como diz um grande amigo de mercado, o economista Richard Rytenband, “A história não se repete, mas rima.” (eu sei que essa frase é o Mark Twain).

O Bitcoin ainda é um ativo de risco e com alta volatilidade, dessa forma o curto prazo pode ser bastante incerto. Equilíbrio em qualquer tipo de investimento é fundamental. Está com vontade de entrar na festa? Vai com calma, faça aportes pequenos e recorrentes, de forma planejada, eu faço dessa forma, é o que o mercado chama de DCA (Dollar-cost averaging).

Nesse momento, o mercado vai querer te vender a ideia de valorização de Bitcoin, está fácil de vender o sonho. Cuidado! Cuidado com a ideia de dinheiro fácil.
Acredito que o Bitcoin é bastante promissor quando olhamos em um horizonte de longo prazo, no curto prazo, ninguém sabe.
Até a próxima.
Marcelo Alemi, o MonkeyStocks