- Monkey Stocks
- Posts
- I love democracy
I love democracy
Um breve resumo sobre A República de Platão
Esse ano de 2024 decidi colocar o hábito da leitura no meu dia a dia, uma hora por dia. Terminei na semana passada meu 11º livro do ano, o mais difícil, demorado e complexo até o momento, a República de Platão.
E é sobre esse livro que quero falar nesse texto.
A República é composto por 10 livros, onde são descritos diálogos de pensadores, uma grande reunião entre Sócrates, Polemarchus, Cephalus, Glaucon...
O tema central do livro é o debate sobre a justiça. Eu já me inspirei no livro na newsletter O que te faz moral? com a Fábula do Anel de Giges.
O livro é bastante complexo e traz luz sobre diversos assuntos. O que eleva a nossa alma. Como estar próximo a Deus. Mito da Caverna. Quais virtudes devem ser praticadas. Como não cair no materialismo grosseiro.
Dentre todos os temas explorados no livro, o que mais me chamou a atenção foram as formas de governo discutidas e descritas, da mais virtuosa, até a mais decadente.
O ponto interessante do livro, é a descrição da Democracia como a segunda forma mais decadente. Acredito que parte desse desencontro entre a Democracia de Platão e o que entendemos hoje seja a mudança do entendimento semântico, ou não.
Democracia
substantivo feminino
Governo em que o poder é exercido pelo povo.
Regime que se baseia na ideia de liberdade e de soberania popular através dos quais não há desigualdades ou privilégios entre classes: a democracia, em oposição à ditadura, permite que os cidadãos se expressem livremente.
Sistema governamental e político em que os dirigentes são escolhidos através de eleições populares: o Brasil é uma democracia.
Nação ou país cujos preceitos se baseiam no sistema democrático.
Para compreender as formas de governo, antes precisamos entender dois pontos:
a Natureza do Homem;
a divisão de Classes Sociais ideal.
A Natureza do Homem

Cabeça de homem, peito de leão, ventre de bode.
No livro IV é feita uma descrição dos homens e é com base nessa descrição que serão organizadas as Classes Sociais e por consequência os Governos.
Cabeça de homem
A cabeça idealmente deve estar no comando, é ela que passará as ordens, que será o guia para todo o resto.
Peito de Leão
Através da força e da honra buscam defender o seu povo e sua cultura.
Ventre do Bode
O homem precisa consumir, tem os seus desejos mundanos.
A Natureza do Homem não nega as necessidades menos virtuosas, como o consumo e o sexo, mas defende a ordem entre essas necessidades, colocando a sabedoria e o intelecto acima.
Veja que essa descrição da Natureza do Homem dá baixo valor aos bens materiais.
Classes Sociais

Os filósofos defendem que, em uma sociedade perfeita, os mais sábios e próximos da santidade são os Governantes. O monarca filósofo seria o mais sábio dos sábios.
Em seguida ficam os mais corajosos, os Guardiões, que defendem o povo, a cultura.
Não menos importantes, os Artesãos e os Agricultores são aqueles que atendem as necessidades mais mundanas e de consumo.
Veja, mais uma vez, os valores intelectuais são colocados acima dos valores materiais.
Regimes de Governo

República (ou Aristocracia, ou Monarquia)
A República é o governo o mais próximo do ideal. O monarca filósofo, o mais sábio dos sábios governa. Uma figura como Alexandre, o grande. A aristocracia apoia o monarca, sempre pelos interesses do bem comum, e não do bem individual. O intelecto é o bem supremo e mais valorizado.
Timocracia
(do grego τιμή timē, "honra, valor" e -κρατία -kratia, "regra")
Segundo a definição de Platão é uma forma de governo onde a honra é o princípio dominante.
Platão faz referências a Creta, pois essa tinha uma forma de governo com grande foco na busca as vitórias, honras e virtudes. Acredito ser uma versão mais bélica da República.
Oligarquia
(do grego antigo ὀλιγαρχία “governar por poucos”; de ὀλίγος (olígos) “poucos”)
Estrutura de poder na qual o poder cabe a um pequeno número de pessoas. Essas pessoas podem ou não ser distinguidas por uma ou mais características, como nobreza, fama, riqueza, educação, controle corporativo, religioso, militar.
Aqui já vemos um uso do hard power acima do soft power.
Democracia
(do grego antigo: δημοκρατία, romanizado: dēmokratía, “povo”)
Sistema onde o poder do estado é investido no povo ou na população em geral.
Entenda que a crítica de Platão à Democracia tem relação direta com a diminuição dos DEVERES do cidadão, e o aumento de DIREITOS sem mérito, além da falta de ORDEM, onde as pessoas podem tomar qualquer decisão sem nenhuma responsabilidade ou sem entender as consequências de suas ações.
Aqui vemos a busca do prazer, sem mérito.
Tirania
(do grego antigo τύραννος (túrannos) “governante absoluto”)
Modelo com um governante absoluto com poder irrestrito. No livro é descrito como um governo tomado pelo diabo. O que é bom é chamado de mau, e o mau passa a ser bom. Colapso!
Pensando no momento atual, onde acredita que nosso governo está?
A minha resposta não é das mais otimistas, e a sua?

Até a próxima.
Marcelo Alemi, o MonkeyStocks.